Um plano de pensão é uma coisa dos jovens

Existem planos de previdência para jovens? Aqueles de nós que ainda são jovens precisam considerar esse tipo de instrumentos de poupança de longo prazo? Entidades como o Bradesco pensaram na oportunidade que os jovens podem ter para garantir seu futuro desde cedo, sem ter que esperar completar 75 anos para receber algum beneficio do INSS.

Menos esforço e mais dinheiro você terá, assim que você começar a poupar para a sua aposentadoria. A lógica nos diz que quanto mais tempo você apostar na poupança e não gastar mais grandes quantias de dinheiro naquilo que não é básico para as suas necessidades, obterá mais capital, ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade. 

Plano de pensão para jovens

Seguindo esse raciocínio, não nos surpreende que entidades como o Bradesco e outros bancos afirmem em sua última campanha que “um plano de pensão é uma questão para os jovens”.

A ideia é que, por exemplo, você começar a investir em pequenas quantidades a cada mês em seu plano de pensão a partir dos 30 anos podem obter aposentadoria chegada, a mesma poupança como uma pessoa que desde 45 anos leva a fazer contribuições em dinheiro mais velho.

Lucratividade está por trás deste exemplo. Não esqueça que suas contribuições mensais, por mais mínima que seja, terão a possibilidade de aumentar ao longo dos anos. Assim, quanto mais cedo você investir em seu plano de pensão,  poderá manter seu investimento por um período mais longo, para que você obtenha lucratividade por um período muito maior.

Da mesma forma, você deve saber que o simples fato de investir com mais tempo permitirá compensar melhor as fases mais baixas da economia, no caso de a rentabilidade ser negativa em determinados momentos. No Bradesco, recebemos um exemplo muito ilustrativo, onde um retorno líquido de 3% será levado em consideração. Para isso, vamos imaginar uma pessoa de 45 anos que contribui com 120 reais para o seu plano de pensão e uma pessoa de 30 anos que contribui com 50 euros.

Quando atingirem 67, ambos terão o mesmo plano de pensão, com aproximadamente 58.850 mil. No entanto, a diferença é que, enquanto o 45 colocou cerca de 41.537, o de 30 anos terá colocado cerca de 33.669. Desta forma, enquanto o primeiro obtém uma rentabilidade de 17.300 mil, o mais jovem receberá 25.195 mil.