HbbTV, a alternativa para Smart TV

A televisão digital interativa leva o conteúdo da Rede TV, misturados com os canais tradicionais e permite que programas de emissões, séries e filmes on demand. Existem duas linhas fundamentais de desenvolvimento tecnológico em torno dele.


A primeira é a Smart TV, que passa pela produção de televisores de computador, com processadores e um sistema operacional (especialmente Android) capaz de executar ordens e exibir todo tipo de conteúdo.

A segunda tecnologia é conhecida como HbbTVe foi criada em 2009 por um consórcio franco-alemão para conceber um protocolo aberto de televisão pela Internet (IPTV) que não deixa conteúdo nas mãos dos fabricantes de televisão.

Embora seu desenvolvimento na Espanha seja limitado, a RTVE já começou a implementá-lo para TVs compatíveis e a La Sexta medita para incorporá-lo. Este artigo explica as características do HbbTV e suas diferenças em relação ao Smart TV.

É conhecido como “a evolução do teletexto” ou “televisão híbrida”, mas o HbbTV é muito mais complexo do que estes conceitos podem cobrir. É diferente da Smart TV , um projeto em que a TV se torna uma espécie de iPad gigante, com aplicativos de terceiros que dão acesso aos conteúdos e serviços da Rede, e consiste em uma tecnologia que mistura os canais de televisão tradicionais com o conteúdo. das suas plataformas web.

Tudo isso é feito ao mesmo tempo na mesma tela de TV, que deve estar devidamente equipada para aceitar essa tecnologia. Se, no caso da Smart TV, você precisa de uma TV com processador e sistema operacional poderosos , a HbbTV não fica atrás, embora se concentre mais na capacidade de exibir páginas da Web e reproduzir conteúdo do que executar comandos e programas complexos . que suas demandas de hardware são menores. No momento, a Sony, Philips, Panasonic e Loewe têm modelos no mercado com capacidade HbbTV.

Assim, quando se está diante de uma TV com a opção HbbTV e ver um determinado canal, por exemplo La2 de Televisão Espanhola, se o botão HbbTV é pressionado no controle remoto, aparece na parte inferior da tela uma janela todos os serviços RTVE sob demanda, os mesmos oferecidos no site. Isso permitirá que você escolha se você desconsiderar a programação pelo canal tradicional e vá para as transmissões da Web, que irá transmitir o conteúdo em streaming.

Esse salto do canal tradicional para o personalizado implica uma mudança de tecnologia da TDT para uma transmissão IPTV , portanto a TV deve ter a capacidade de se conectar à banda larga da casa . A este respeito, as ordens dadas para o aparelho estão no canal de banda larga terrestre modo HbbTV e não por satélite, que era como interativo DTT Nunca foi desenvolvido em nosso pensamento país.