Economia diferença entre riqueza e valor

Economia   diferença entre riqueza e valor

“Riqueza é o conjunto de bens de que o homem efetiva e realmente pode dispor para fins econômicos”, nestas palavras de Adam Smith, percebemos que o termo riqueza está relacionado ao conceito de posse.

Em nossa sociedade de consumo atual, um indivíduo rico é aquele que possui muitos bens e dinheiro.

ciencia econmomicaNa ciência econômica,e como citado no TCC sem drama: riqueza pode ser considerada como qualquer bem que seja útil à pessoa, uma bota ou um relógio, por exemplo, seria uma riqueza

Em nossa sociedade o ter confunde-se com o sentido de ser, para participar e atuar na sociedade é necessário ter poder de compra.

Aquele que não gera riqueza e não consome está à margem da sociedade e de uma vida plena , portanto não vivemos num Estado somente de pleno direito, mas num Estado agregado ao consumo.

A posse e o nível de poder de compra hierarquiza as relações sociais. Um bem para ser considerado como riqueza, precisa ser útil e a utilidade do mesmo é percebida quando possui a capacidade de satisfazer as necessidades e desejos do indivíduo.

O valor é o que o “bem” irá proporcionar ao indivíduo, o valor mede a utilidade econômica do mesmo; o consumidor valoriza a sua tv pelos momentos de informação e entretenimento que o equipamento transmite.

Leia abaixo designações básicas de tipos e teorias de valor:

  • Valor de uso : É o nível de uso que um bem ou serviço tem no uso pessoal e cotidiano da pessoa, por exemplo, usar um terno sob medida.
  • Valor de troca : É o nível que um bem alcança, sendo de importância baixa ou considerável. A pessoa pode trocar um carro pelo outro, mas não irá trocar uma fotografia de família por outro objeto.
  • Teoria de valor trabalho : O valor de um bem é determinado pelo trabalho e tempo gasto para produzí-lo.
  • Teoria de valor utilidade : O valor de um bem é nivelado pela utilidade que o mesmo oferece, o que é subjetivo, pois varia conforme a percepção de cada um.“Economia & Mercados”
  • Introdução à economia e ai MKT – Sérgio Guimarães – ed.Ática

Artigo publicado por Jose Patricio em 22/08/2016 15:07:00. Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.

Visite: http://www.oqueeisso.blog.br/tcc-sem-dramas/