Cuidados para ele: Guia básico para uma barba impecável

Cuidados para ele: Guia básico para uma barba impecável

Um tema polêmico para os homens: deixar ou não a barba crescer? Em época de “Faça amor, não faça a barba”, muitos querem aderir a esse estilo charmoso, dando um ar diferente para o visual.

Outros já não estão ligando para a moda e preferem tirar todo e qualquer pelo do rosto, optando por um look mais clean. Seja para ficar com rostinho de bebê ou para deixar a charmosa barba, é preciso todo um cuidado para que o visual fique bonito e não acabe com um aspecto sujo.

Veja as dicas para as duas opções.

Higiene é fundamental

Quem escolhe manter a barba mais comprida precisa se acustumar com alguns cuidados de higiene. É necessário lavar a barba, da mesma forma com que se lavam os cabelos. Podem ser usados os mesmos shampoo e condicionador, inclusive. Este cuidado evita o aumento da oleosidade na pele do rosto, melhora a aparência dos pelos e até colabora para deixar a barba mais macia. As namoradas agradecem!

Pelos aparados

Quem gosta de barba deve ter uma tesourinha ou uma máquina de aparar pelos como melhor amiga. Os pelos crescem de forma desigual, o que dá uma aparência de descuido no visual. A maioria das máquinas possui um pente que permite escolher o tamanho que quer deixar a barba. Use-a pelo menos uma vez por semana. Mas escolha uma de boa qualidade, pois algumas no mercado não são bem reguladas e acabam machucando a pele.

Fugindo da irritação

Algumas pessoas gostariam de deixar a barba crescer, mas não conseguem pois logo o rosto fica todo irritado.

Também há quem tenha problemas com isso logo após fazer a barba. Para evitar o problema, é preciso tomar alguns cuidados, tanto antes quanto depois do processo.

Uma das dicas é antes de começar a fazer qualquer procedimento, deixar uma toalha aquecida por aproximadamente dois minutos no rosto. Para isso, você pode molhá-la e esquentar por um minuto no microondas. Loções pós barba e hidratantes adequados também são grandes aliados!

Pele lisinha

Já para os adeptos do rosto sem pelos, fazer a barba também requer alguns cuidados para não maltratar a pele. Começando com o básico: deixe água quente, gel, creme, lâmina ou máquina e loção pós-barba a postos.

Lembrando que a melhor hora para isso é logo após o banho, principalmente se ele tiver sido com água quente. Isso ajuda a abrir os poros e facilita a retirada dos pelos. Passe espuma ou gel para barbear, massageando o rosto com movimentos circulares.

Comece tirando a barba da lateral do rosto e deixe a região do queixo por último. Use sempre lâminas novas, pois as mais antigas logo ficam cegas e acabam arranhando ou machucando a pele.

Ao passar a lâmina pela primeira vez é importante seguir o sentido de crescimento da barba. Depois, pode-se fazer uma segunda passagem na perpendicular, se desejar um toque ainda mais liso. Cortar no sentido contrário ao crescimento dos pelos não é recomendado!

Alguns juram que é a melhor maneira de ficar com a pele lisa, mas é também a melhor forma de conseguir fios encravados e cortes!  Se a sua pele é mais sensível, opte por máquina ao invés de lâmina.

Ao terminar, lave o rosto usando apenas água. Utilize a loção pós-barba, que ajuda a hidratar a pele e evita irritação. Jamais use perfume no momento em que terminar, pois o álcool também provoca problemas nos folículos. Caso tenha se cortado, utilize pomadas cicatrizantes

Dê uma olhada na nossa lista de produtos para cuidar do rosto, e escolha os seus favoritos!

Visite nossa página de produtos masculinos.

Tem mais alguma sugestão de cuidados com a barba? Deixe nos comentários!