5 tarefas na área financeira de uma empresa

Um dos pilares básicos para a continuidade de toda empresa é realizar um planejamento financeiro correto. Naturalmente, esta questão não pertence exclusivamente às grandes empresas, mas é também um dever das PME e dos empresários.

A área de finanças é fundamental e muitas vezes é um grande desconhecido para outros departamentos de uma empresa, como o comercial ou o responsável pela produção. E embora pareça muito complexo, é fácil resumir suas tarefas em alguns pontos.

Aqui vamos apresentamos as 5 principais tarefas que recaem sobre este departamento, para que você também possa entender sua função:

1. Registro de operações contábeis e dados financeiros

O que não está gravado, não é gerenciado. É por isso que a coleta desses dados serve para obter de maneira ordenada uma relatório do status atual e histórico do negócio, o que torna possível avaliar se as decisões tomadas foram corretas ou não e como planejar ações futuras.

2. Planejar, analisar e avaliar as informações registradas

Ao elaborar orçamentos e analisar o fluxo de recursos, indicadores e análises de custos, é possível planejar e estabelecer objetivos futuros, assim como desenhar uma estratégia de cobrança e  que permita o crescimento e a lucratividade da empresa aumentem.

3. Encontrar fontes de financiamento

Existem muitas formas de financiamento disponíveis para uma empresa, mas cada empresa escolherá uma ou outra, dependendo de suas necessidades. O departamento financeiro ajudará a escolher o mais adequado, seja através do capital semente de diferentes organizações, através de investidores anjos ou através de crédito bancário.

4. Encontrar investimento

O departamento de Contabilidade e Finanças é responsável por selecionar a opção de investimento que apresenta uma rentabilidade de acordo com sua capacidade financeira. As alternativas mais comuns sem a aquisição de ativos, novas máquinas, a compra de títulos, ações ou depósitos em contas bancárias.

5. Controle de operações

Cada uma das operações executadas deve ser registrada para poder atuar em caso de erros que ocasionem o desvio de orçamentos.

Executar estas tarefas financeiras é essencial, mas não é necessário ter o seu próprio departamento financeiro, mas muitas destas tarefas podem ser confiadas a equipas profissionais externas, como os contadores, podem executar todas essas operações.

Espero que este artigo tenha ajudar você a entender o quão importante é o departamento financeiro de uma empresa.